A Importância de Estratégias Eficazes na Recuperação de Crédito
- Bruna Guimarães
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Atualmente há uma crescente nos casos de inadimplência, não somente de pessoas físicas, mas também de empresas envolvidas na cadeia de produção que acabam, por ocasiões diversas e muitas das vezes alheias a sua vontade, não adimplindo os compromissos que possuem com fornecedores.
A inadimplência acaba por gerar um mercado sobrecarregado, empresas com dificuldades que não conseguem prosseguir com suas operações comerciais devido a grande quantidade de créditos que possuem para receber e ausência de perspectivas concretadas de quando serão adimplidas por seus devedores.
Entretanto, ainda que o cenário pareça não ser favorável aos credores, existe a possibilidade de recuperação deste numerário.
A recuperação de crédito é o procedimento de cobrança de valores não pagos por devedores, normalmente sua maior utilização é feita entre empresas, isto é, uma é credora e outra devedora.
Mais do que uma simples cobrança, a recuperação de crédito exige estratégias administrativas e judiciais eficazes, para não somente reaver os valores devidos, mas, principalmente, fazer com que não sejam gerados novos custos de forma a onerar a empresa, mantendo a proteção da saúde financeira e operações comerciais sem intervenções.
A exemplo das estratégias que precisam ser tomadas, destacamos a organização, análise detalhada dos créditos e seus devedores, escolha das ferramentas administrativas e judiciais a cada um dos créditos a serem recuperados, equipe especializada em recuperação de crédito.
Não existe uma fórmula mágica ou uma estratégia geral, cada caso exige análise detalhada e planejamento das estratégias, pois a utilização genérica para todos os casos poderá resultar no efeito contrário ao desejado, isto é, maiores custos e ausência da recuperação do crédito em aberto, daí a necessidade de se ter uma equipe especializada para auxiliar a sua empresa.
